despertador sem soneca

A minha humilde opinião sobre a atuação da seleção brasileira na Copa de 2014 (o bom de ser velha e louca e ter um espacinho só meu):

Ontem, na hora do jogo, depois dos 5×0, desencanei da televisão e passei a acompanhar as piadas do facebook. Algumas inteligentes e ácidas conseguiram arrancar risadas lá em casa.

Assim que a partida terminou e o 7×1 foi decretado, virou fato imutável, choveram dois tipos de atitude pelas redes sociais: os que estavam envergonhados e os que insistiam em gritar “eu-sou-brasileiro-com-muito-orgulho-com-muito-amor-somos-os-únicos-penta”.

E eu no meio disso tudo tentando digerir. Mas a verdade verdadeira é que a seleção não é feita de heróis, como a mídia e a torcida insistem. A seleção brasileira não é um bando de vilões, como alguns acreditam. Eles são apenas seres humanos com talento em um esporte que, por acaso, é uma das maiores paixões deste país. Jogar futebol não é passeio de domingo, é trabalho e todos os 23 convocados recebem muito mais num mês do que alguns brasileiros vão ganhar na vida INTEIRA.

O meu sentimento em relação ao desempenho da seleção não é fruto da humilhação que passamos ontem (e quando falo em humilhação não me refiro a perder ou ao placar, logo me explico). Mas olhando a trajetória do nosso time, dos 5 jogos anteriores ao da Alemanha, o Brasil ganhara apenas dois deles com alguma facilidade. E não apenas isso: um time cheio de craques que não conseguiam desenvolver suas habilidades. O Brasil não mostrou futebol de melhor do mundo durante a sua campanha e muitas vezes eu pensei que parte de mim ficaria triste com o Brasil campeão sendo que havia times mais preparados e bem estruturados. Vide Alemanha.

Pro que aconteceu ontem não existe desculpa. Tragédias acontecem. A Alemanha jogou muito sim. Tem um time incrível! Mas esses caras ganharam só de 1 dos Estados Unidos! Empataram com Gana! Foram pra prorrogação com a Argélia! E ganharam de nós num histórico 7×1 porque depois do quinto respeitaram a nossa “pane”. Quem assistiu ao jogo sabe que o placar poderia ter sido ainda maior pra eles.

O Felipão assumir a culpa não faz dele uma pessoa melhor. É o mínimo. Assim como ele levaria também o crédito caso fôssemos campeões. O técnico é o estrategista da guerra. Escolhe os soldados e diz o que cada um deve fazer. O Felipão errou nas suas convicções. E isso também acontece.

Um pedaço bem pequeno de mim fica feliz com essa derrota. Tira a gente do salto alto. Lembra que enquanto a gente perde um mês de trabalho por causa da Copa, a Faixa de Gaza está em guerra. Essa derrota é âncora pra nos trazer ao presente e lembrar que o momento mais importante de gritar “sou brasileiro com orgulho e com amor” é em outubro, nas urnas. Falamos muito dos argentinos, mas nós – torcida e time- somos arrogantes quando falamos de futebol. Não sei quem decidiu a frase do ônibus da nossa seleção, mas se eu fosse torcedora de qualquer outro país, ontem eu teria gritado: chuuuuuuuuupa, Brasil! Escrever ‘Preparem-se, o hexa está chegando!’ não é ser otimista. É sim se colocar no topo do mundo. E ser eliminada da #copadascopas, em casa, com o pior placar já sofrido pela seleção brasileira em 100 anos de história talvez fosse o preço que a gente tinha que pagar pra encontrar um pouco mais de humildade.

Ganhar e perder faz parte, isso é o esporte. Mas jogar bem é o mínimo.

Quer pedir desculpas pro povo brasileiro, Brasil?
Então entra em campo sábado com sede, com responsabilidade e humildade e joga o futebol que vale os milhões que vocês ganham.
Terceiro ou quarto lugar é lindo – desde que o futebol em campo represente o “gigante pela própria natureza”.

Vamos, Brasil!
Pra cima! Pra frente! Sempre!

SES_8254

♥,
S.

Comments
14 Responses to “despertador sem soneca”
  1. Mamá says:

    Falou… e disse! Te amo! Beijo!

  2. Adorei, Sharon, e vou compartilhar….doeu ver essa derrota, fiquei profundamente chocada e envergonhada com algumas reações de torcedores brasileiros mas fica a torcida para que essa goleada histórica sirva de lição para todo nós. Beijinhos e parabéns pela reflexão! te adoro! <3

  3. Isa says:

    Ufa, ainda bem que consegui encontrar uma boa explicação no meio das duas únicas opiniões existentes e que não faziam sentido algum pra mim. Obrigada, Sharonévis! Amo você :)

  4. Kamila says:

    Falou tudo!!!

  5. Bruna says:

    Só queria dizer que seu texto traduz exatamente o que penso. Queria que os jogadores da seleção chegassem a lê-lo.

  6. Noemi says:

    Belas palavras!!!

  7. Del. says:

    é bem isso mesmo. e, nossa, mesmo quando ganhou os jogos, a seleção brasileira não me fez sentir orgulho do futebol que apresentou.

    vamos ver se hoje esse futebol aparece realmente bonito.

  8. Janaina says:

    Adoro quando passo por aqui e tem um texto novo… :D
    Obrigada!

  9. Lorena says:

    Oi Sharon!Primeira vez que entro no seu blog e por mais que esse post seja antigo eu concordo demaaiis!E você escreve tão tão bem ♥ te acompanho pelo instagram e suas fotos são maravilhosas!Espero algum dia poder viajar como você e registrar esses momentos de forma tão bela! Estava aqui e decidi deixar o meu só para dizer que você me inspira muito, pode não ter significado mas que saiba que seu trabalho é muito admirado!Parabens!!

  10. Clara says:

    Oi, eu adorei o site e queria divulgar um projeto que lancei no meu blog. The Burning House, o projeto foi criado por um americano, Foster Huntington, e consiste em tirar uma foto de tudo aquilo que você pegaria caso sua casa estivesse pegando fogo, se lembrando das coisas sentimentais e necessárias também. Eu gostaria de saber se poderia divulgar o projeto em seu blog ou participar no meu enviando a foto como ta escrito na postagem, eu espero que possa ajudar, mas caso não possa, mesmo assim muito obrigada :)
    Clara.

  11. Oi!! Tudo bem??
    Eu adorei ter visitado seu blog!
    Amei seus posts e sobre o que eles tratam!!
    Pq parou de postar? :(
    Beijo :*

    • Bobbi says:

      Tải về Adobe Reader xong, khi mở file đang inalstl thì báo lỗi 13042. Đã mở nhiều trang khác tải về cũng bị tương tự. Xin cho biết cách khắc phục. Thanks!

    • I would be significantly less embarrassed to drive around in my bumperless 17-year old Civic than to be caught in the marketed to the retarded Prius. Plus I nearly get the same mileage. Let’s see how those batteries are working after 18 years.

    • http://www./ says:

      Un peu normal non, avec le nombre de tablette déjà vendu, le marché est un peu saturé et surtout avec l’arrive de la NEXUS 7 & 10, ça n’a pas aider..Pour preuve l’ipad perd des places…

Leave a comment